sábado, 12 de março de 2011

Sobre a veneração aos Santos…

Sobre a veneração aos Santos…

16 fevereiro 2007 in Estudo sobre o Católico e Idolatria, História da Igreja

Gostaria de trazer esse texto para você do grande São Leão Magno, Papa e Doutor da Igreja – Século V, que fala de São Pedro e São Paulo, e coloca-os como especiais padroeiros para obter a misericórdia de Deus. A Igreja Primitiva já trazia esse respeito pelos grandes homens que fizeram com seu testemunho a história dos cristãos. Esse texto é do início da Igreja. Por isso não tem sentido depois de quase dez séculos alguém vir a desprezar essa prática.
Pedro e Paulo, germes da semente divina
É preciosa aos olhos do Senhor a morte de seus santos (Sl 115,15), e nenhuma crueldade pode destruir a religião fundada no mistério da cruz de Cristo. A Igreja não diminui pelas perseguições; pelo contrário, cresce. O campo do Senhor se reveste de messes sempre mais ricas, porque os grãos, que caem um a um, nascem multiplicados.
Em quantos rebentos estes dois excelentes germes da divina semente brotaram são testemunhas os milhares de santos mártires que, rivais das vitórias apostólicas, envolveram com  uma multidão coberta de púrpura nossa Urbe e a coroaram com um diadema de glória, cravejado de muitas pedras preciosas.
Temos de alegrar-nos sumamente, caríssimos, com a comemoração de todos os santos por esta proteção, preparada por Deus, para exemplo e confirmação da fé. Mas, em vista da excelência destes patronos, é justo que glorifiquemos com ainda maior exultação, por que a graça de Deus, dentre todos os membros da Igreja, os elevou ao cume. Por isso, no corpo, cuja a cabeça é Cristo, constituem como que os dois olhos.
Não devemos pensar que os seus méritos e virtudes acima de toda a expressão sejam diferentes de algum modo ou tenham algo de peculiar, pois a eleição divina os tornou pares, o trabalho assemelhou-os e o fim da vida os igualou.
Por experiência pessoal e pela afirmação de nossos antepassados, cremos e confiamos que, nas lutas da vida, temos sempre a intercessão destes especiais padroeiros para obter a misericórdia de Deus, e por mais abatidos que estejamos pelos próprios pecados, somos reerguidos pelos méritos apostólicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário