terça-feira, 22 de maio de 2012

 MÁRTIRES

          A palavra grega mártir significa testemunha diante de um tribunal, mas, com o tempo, ganhou um sentido cristão.
Afirma Orígenes (+ 254): “O nome de mártir a comunidade cristã reservou para aqueles que deram testemunho da fé em Cristo derramando seu sangue”.
          O mártir, sem a menor dúvida, é a mais alta identificação com Cristo que afirmou: “Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós por causa de mim. Grande será a vossa recompensa nos céus” (Mt 5,11-12).
         As primeiras comunidades cristãs viam, nos irmãos que doavam a vida, um estímulo à perseverança e novos intercessores junto ao Senhor. Seus túmulos se tornavam locais de oração e de veneração. Os mártires eram o orgulho da fé cristã.

IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO


Martírio de São Pedro (Pintura de Caravaggio)
           
         Com o tempo, a Igreja foi percebendo que havia um outro tipo de martírio, incruento, sem derramamento de sangue: o martíriotestemunho de toda uma vida de dicada à fé e ao Evangelho, na aceitação de afrontas e na dedicação aos pobres e sofredores. Será que o doente que aceita a cruz da dor cotidiana não vive uma espécie de martírio em sua identificação com o Cristo crucificado? Sem dúvida, pois o derramamento de sangue não diminui a importância do heroísmo e da generosidade na vida cristã.
           O ideal do martírio, dessa forma, se estende a todos os estados de vida: religiosa, matrimonial, apostólica, profissional. O missionário, que vive sem medo o perigo da perseguição, é um mártir. A mãe e o pai de um filho com necessidades especiais, em sua generosidade e paciência, vivem o martírio. O jovem que dá testemunho de sua fé num ambiente difícil, às vezes hostil para os cristãos, também vive o martírio.

A VIDA DE UM MÁRTIR

           Para a Igreja, não interessa o passado do mártir, porque o importante é o momento decisivo do martírio. Assim, um santo mártir não é aquele que viveu heroicamente a fé, mas o que heroicamente derramou o sangue por Jesus.
   
       O testemunho com generosidade e paciência




          Pode até ter sido um grande pecador, mau exemplo, mas se aceitou o martírio para defender sua fé, ele mostrou amor heróico e perfeito pelo Senhor. Vejam bem, nos processos de beatificação de um mártir, não se pedem milagres ou virtudes heróicas, mas a certeza de que derramou o sangue por crer em Cristo, o que é a síntese de todas as virtudes heróicas.

IGREJA DE MÁRTIRES

        A glória da Igreja são seus mártires: homens, mulheres, jovens e crianças que a tal ponto amaram a Jesus que não lhes importou sofrer ou morrer. A perseguição que o Império romano moveu aos cristãos, durante 300 anos, não os atemorizou ou diminuiu-lhes o número. Tertuliano, grande teólogo, chegou a dizer: “O sangue dos mártires é semente de novos cristãos”. (Confissões). Houve quem se atemorizasse e cedesse no momento da perseguição, pois nem todos receberam a graça e a força para enfrentar o martírio.
        O martírio era uma prova imensa, pois supunha imensos sofrimentos, angústias, tortura, decapitação, mutilação, ser entregue a animais ferozes nos circos, ser queimado, enfim, ser levado à morte física. Santo Inácio de Antioquia (séc. II), antes de ser despedaçado na boca de leões e tigres, dizia: “Triturado por leões, serei como o trigo que é triturado para com ele se fazer o pão da eucaristia. Deixai-me ser pasto das feras”.

MÁRTIRES ATUAIS

         No dia 29 de dezembro de 2003, no Burundi, foi assassinado a tiros o núncio apostólico Dom Michael A. Courtney, irlandês. Ele foi a última vítima do ano dentre os 29 mártires que perderam a vida por causa do ódio religioso. Na verdade não a perderam, mas a ganharam cem vezes mais, como Jesus prometeu.
Isso faz parte da missão, porque o missionário não pode se acovardar diante de fatos que ofendem a caridade, a justiça e a paz. Os missionários continuam morrendo porque se faz necessário um testemunho de amor sem reservas. Destes 29 mártires, 17 foram mortos na África, 10 na América e 02 na Ásia. É a Igreja que continua fiel ao mandato do Mestre:
“Amai-vos como eu vos amei”... Ele morreu por nós!

AS CATACUMBAS
Cemitérios de mártires

         Usava-se o termo Catacumbas para indicar uma região mais baixa na Via Ápia, à altura das ruínas do Circo Máximo, em Roma. A área tornou-se um ponto central da devoção cristã porque ali, durante a perseguição de Valeriano (257), os cristãos depositaram os corpos dos apóstolos Pedro e Paulo que, mais tarde, foram trasladados para as basílicas de Roma que acabaram levando seus nomes.
        Fundamental na história da catacumba era a deposição do corpo de um mártir. A veneração dos fiéis por essas testemunhas, desde o início considerados intermediários junto do Senhor, provocou mudanças significativas nas catacumbas que passaram a ser decoradas e a se tornarem verdadeiras igrejas para receberem os seus devotos.                         
            Atualmente, entre as catacumbas romanas, as de São Sebastião e de São Lourenço são as mais visitadas pelos peregrinos que vão a Roma. A razão é que nelas permanecem, até hoje, as relíquias desses populares Santos da Igreja romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário