sexta-feira, 29 de março de 2013

Cores Litúrgicas - O que significam?

         Quando vamos à Igreja, notamos a predominância de uma determinada cor, seja no altar, no tabernáculo, no ambão e até mesmo na estola usada pelo sacerdote. Percebemos também que, a cada semana que passa, essa cor pode variar ou permanecer a mesma. E isso ocorre em todas as igrejas.
       Concluímos então que essas cores carregam consigo um significado, que é válido para todas as igrejas pois obedecem ao mesmo calendário litúrgico. Mas o que elas simbolizam?


Simboliza a esperança que todo cristão deve professar. Usada nas missas do Tempo Comum.



Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Usada nas missas de Páscoa, no Natal, nas festas do Senhor, de Maria e dos outros santos e santas. Nas grandes solenidades, pode ser substituída pelo amarelo ou, mais especificamente, o dourado.







Simboliza o fogo purificador, o sangue e o martírio. Usada nas missas no domingo de Ramos, na Sexta-feira santa, Pentecostes e na festa dos santos mártires.







Simboliza a preparação, penitência ou conversão. Usada nas missas da Quaresma e do Advento (pode ser usado, também na liturgia dos falecidos).


Raramente usada nos dias de hoje, simboliza uma breve "pausa" na tristeza da Quaresma e na preparação do Advento (no 4º domingo da quaresma e no 3º domingo do advento).



Também em desuso, simboliza a morte. Usada em funerais, vem sendo substituída pela cor Roxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário